@vouxique

Música de boteco

Pessoal.

Pessoal… Por favor.

Se eu vou num bar, boteco ou restaurante com meus amigos, é porque eu quero botar o papo em dia.

Trocar uma ideia.

Hablar, desabafar.

Descontrair, sabe? Com um drinquezinho e uma batatinha pra acompanhar. A gente não consegue falar muito no corre do dia-a-dia.

Então… @donos/as de bares… se a ideia dos seus estabelecimentos é ser um lugar onde consigamos descontrair, por que vocês colocam música alta ao nível de eu não conseguir escutar a pessoa sentada na minha frente, falando diretamente a mim, gritando?

Ler mais...

Algumas ferramentas do Git que você talvez não conheça

Vou apresentar duas ferramentas de busca que mais pessoas deveriam conhecer, e que talvez possam ajudar no seu dia-a-dia, trabalhando com Git.

git log -S

Algo que você pode precisar fazer, por vezes, é descobrir em quais commits uma função, variável ou conceito foi introduzido, removido ou alterado.

O git log -S—carinhosamente chamado de “git pickaxe” devido à aparência da flag, que parece uma picareta—nos permite buscar nos diffs do nosso repositório por uma string que especificada. Isto é, ao invés de procurar nos arquivos, ele procura nas suas mudanças:

Ler mais...

Analytics

Eu não gosto de analytics, então não vou colocar rastreadores no meu blog.

Prós: eu respeito a sua privacidade. Você pode me ler e eu nem saberia quem você é e que você me leu.

Cons: eu não sei quem me lê.

Então vamos fazer um Google Analytics primitivo… se você me lê e ficou comovido com essa tragédia, ou algo aqui ressoou consigo, mande mensagem! Adoraria conhecer os curiosos :-)

Tempo

Quanto tempo é muito tempo pra algo?

E quanto tempo é muito pouco pra esse mesmo algo?

Quando você tem um “algo” incerto, nebuloso, que você queira fazer, mas não sabe o momento ideal, somente que não pode ser nem muito pouco nem muito tempo, o que você faz?

.

E agora, falando de algo completamente diferente: MOTHER é muito bom. Earthbound também. Jogue a versão para NES se você puder.

Novo tema

Fiz algumas melhorias na navegabilidade do blog e refiz o layout dele…

Hugo é um gerador de sites bem interessante! Dá para programar algumas coisas bem básicas nele.

Uma das ideias que tive era mostrar as tags de um post como se fossem etiquetinhas, e a cor delas seria determinada indexando-se uma lista com o hash computado da tag.

O partial ficou mais ou menos assim:

Ler mais...

Resoluções

Resoluções de ano novo são um negócio interessante. Todo mundo tem mas ninguém se compromete a fazer, e aí chega fim de ano e você fica triste que não fez nada do que prometeu fazer. Isso quer dizer que elas não servem de nada?

Pera lá!

Algo que eu venho fazendo nos últimos anos é usar um truque: ao invés de assumir um único objetivo que eu talvez não alcance, eu faço uma lista de 10-15 objetivos de tamanhos diferentes, e me comprometo a fazer 6-7 deles até o fim do ano. Normalmente funciona!

Ler mais...

Futuro

…talvez um post por dia seja muito…

Uma diferença brutal que senti entre a faculdade e o trabalho é, supreendentemente, que o trabalho é infinitamente mais calmo e tranquilo.

Hmm. Por que “brutal”?

Afinal, passei quase todos os fins de semana que tive durante a faculdade com algum trabalho para entregar ou prova para fazer. Ou ainda, alguma atividade, curso ou responsabilidade atribuídos a mim, dentro do PET-Informática. Alguma faca pendurada acima da minha cabeça a todo momento. Não tive fériaaas de verdade na faculdade. Tempo livre é uma falácia, casa é só pra dormir. Etc etc.

Ler mais...

Novo blog

Meu nome é Lucas, e eu sou programador. Gosto de problemas difíceis, como:

  • ir assiduamente à academia (três vezes na semana), sem desistir;
  • pegar gosto por ciclismo morando numa região onde eu subo morro na ida e na volta do trabalho;
  • superar términos;
  • e aprender a gostar de escrever, depois de ter produzido o equivalente a uma bíblia de texto durante a minha graduação, enquanto superando uma alergia que desenvolvi à elaboração de artigos acadêmicos.

Logo, a ideia de me flagelar^W^W me desenvolver criando este blog casou com meus gostos do mesmo jeito que um mosquito cola na pele. Porém, se me perguntarem, conseguirei justificar essa decisão de um modo mais plausível com algumas argumentos com os quais tentei me convencer:

Ler mais...